Minicurso de Power BI

Nesse minicurso, o palestrante João Adão, líder da equipe de BI & Analytics em uma grande rede do varejo farmacêutico e pós-graduado em Data Science e Analytics pela PUC-Rio, ensinou noções básicas de Power BI para os participantes!

Minicurso de Python

Nesse minicurso, o palestrante Rodrigo Medeiros, desenvolvedor Full Stack Pyhton|Angular e graduado em Engenharia Química pela UFRJ, abordou funções, listas, tipo as, dicionários, arquivos, módulos e bibliotecas, exceções e Python para Inteligência Artificial.

Mesa Redonda: Engenheiras no Mercado de Trabalho

Dentre os projetos realizados pela AIChE PUC-Rio, a mesa redonda foi o nosso primeiro evento e contou com a participação de duas mulheres incríveis:

• Isabela Berger (Engenharia Química | PUC-Rio): Business Analyst em Mckinsey & Company
  • Natália Perrota (Engenharia Mecânica | UFRJ): Gerente Regional de Operação na AMBEV

Mesa Redonda com L'Oréal: Da Fórmula às Prateleiras

A Mesa Redonda em parceria com a L'Oréal foi um evento bastante completo e multidisciplinar para falar sobre as etapas que fazem parte do lançamento de um produto e contou com a presença de profissionais muito incríveis:

• Celso Abreu: Coordenador de Pesquisa e Inovação
  • Carmine Oliveira: Coordenadora de Desenvolvimento de Produto
  • Natalia Unzeta: Diretora de Logística
  • Isis Provençano: Gerente de Marketing

Workshop de Química Forense

O workshop foi um evento bastante completo, em que foram abordados assuntos como os fundamentos das ciências forenses, técnicas de química forense e atuação do perito criminal que teve, ao final, um estudo de caso verídico. Para isso, recebemos Felipe Tsuruta, mestre em Ciências pela UFRJ, que possui bacharelado e licenciatura em Química pela Universidade de Stanford e perito criminal há 11 anos.

Workshop: Comunicação Assertiva

Neste workshop foram abordadas técnicas para transmitir mais confiança e credibilidade, e técnicas para uma boa comunicação verbal e não verbal. Para isso, recebemos Felipe Costa, CEO da Affix, impactando mais de 4 mil alunos. Vencedor da etapa brasileira do FameLab 2017, o maior concurso de comunicação científica do mundo.

Workshop: Química dos Cosméticos

Dentre os projetos realizados pela AIChE PUC-Rio, este workshop foi o nosso primeiro evento híbrido, podendo ser assistido presencialmente ou via zoom. Os alunos que estavam presencialmente fizeram experimentos com alguns cosméticos e tiveram que adivinhar de que era cada um. Este evento contou com a participação da incrível professora do Departamento de Química da PUC-Rio, Ana Percebom, que é coordenadora do M&N Lab e doutora em Ciências, com ênfase na área físico-química de coloides.

Palestra: Como a Química Mudou o Mundo

Nesta palestra, foi abordado o fato da química estar em todo lugar, mas que nem todos sabem o que isso significa. Desde roupas coloridas à descoberta dos antibióticos, o desenvolvimento da química fez o mundo um lugar muito melhor e, para nos contar mais sobre isso, tivemos a presença do professor de Química Geral e Inorgânica no IFRJ Antonio Florencio, licenciado em química pela UFF, possui mestrado e doutorado em Química pela mesma Instituição, além de ser responsável pelo Canal no YouTube "Universidade da Química".

Caso tenha qualquer dúvida, sugestão ou crítica, por favor entre em contato via e-mail aiche@puc-rio.br.